e m a g o s t o
XIV Polichinello literatura
selvagem
n e s t a e d i ç ã o
Max Martins // Mário Faustino // Gilles Deleuze // Claire Parnet // Augusto Monterroso // Maria Esther Maciel // Luiz Bras // Annita Costa Malufe // Ramon Cardeal // Maria Elisa Rodrigues Moreira // Solange Rebuzzi // Luciano Bedin da Costa // Larisa da Veiga Vieira Bandeira // Marcelo Ariel // Jussara Salazar // Pier Paolo Pasolini // Haroldo Maranhão // Marcia Tiburi // Suely Rolnik // Evandro Nascimento // Arturo Gamero // Eduardo Pellejero // José Kozer // Afonso Henriques Neto // Delfín Nicasio Prats // Camila do Valle // André Queiroz // Andreev Veiga // Henry Miller // Heleine Fernandes // Ney Ferraz Paiva // Wislawa Zsymbórska // Antônio Moura // Giselda Leirner // Juliete Oliveira // Mario Arteca // Claudio Oliveira // Contador Borges // Claudio Willer // José Cardona-López // e. e. cummings // Jair Cortez // Andréia Carvalho // Ana María Ponce // Hilde Domin // Francisco dos Santos // Leonardo Gandolfi // Ronald Augusto // Víctor Sosa // Virna Teixeira // Glauco Mattoso // Benoni Araújo // Juan Arabia // Dalcídio Jurandir // Ana Carmen Amorim Jara Casco // Roberta Tostes Daniel // Daniel Faria // Anna Apolinário // Vasco Cavalcante // Lara Amaral // Henry Burnett // Fabiano Calixto // Silvana Tótora // Milton Meira // Nájla Assy // Sandra Mara Corazza // Marceli Andresa Becker //
Imagens: Elaine Arruda
Edição de Arte:
Eliane Moura
Aquele ideal de subjetividade que penso ser constitutivo do xamanismo como epistemologia indígena, encontra-se em nossa civilização confinado àquilo que Lévi-Strauss chamava de parque natural ou reserva ecológica no interior do pensamento domesticado: a arte. O pensamento selvagem foi confinado oficialmente ao domínio da arte; fora dali, ele seria clandestino ou ‘alternativo’.
“A Inconstância da Alma Selvagem”
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