11/22/2012

Robert Stock | III poemas




Robert Stock








Tradução: Mário Faustino






A MERETRIZ IMAGINÁRIA
ou, REFLEXÕES EM TORNO DA POSIÇÃO ONTOLÓGICA DOS UNIVERSAIS

Então é isto comum a todos? Tomá-la, essências, fitas, laços,
para juntos subir a escada louca tão de mansa gasta
que tiramos os sapatos, para exilá-los com Deus!
Seus braços curvos como balaústres agarrados para impedir a queda
através dos mutáveis sinais do tempo – e o beijo dela
arrancando-me, mãos vermelhas, de seus braços invulneráveis.
Beijos perdidos em florestas natais enquanto suas coxas selvagens
são lavadas pelo eclipse da lua – oh, Sônia, Sônia,
é comum isto, a todos? Encontrar-te, luminosa e corroída
como janelas se abrindo para a vitória bárbara da aurora,
e contigo lutar corpo a corpo, supremo
num cemitério, entre ossos secos, despir tua paixão.
Tamanha fome é contemplada friamente pelos anjos de pedra.
Pois esta ordem, simetria, a brilhante quadrilha, estará tudo em guerra?
E jamais uma nódoa de sangue para turbar essa mudez glacial?



*


TRANSFIGURAÇÃO

Eu, um dia envergonhado
de minha própria voz se arrebentando

contra a punhal de sua corda única;
envergonhado de minha boca, retorcido

peixe-estrela encalhado na maré;
deste corpo grotesco envergonhado,

deste corpo gauche, despido de esperança,
nos próprios ossos crucificado;

com vergonha do cabelo de espinheiro
e dos joelhos de canivete –

Eu, mirabili dictu, eu
até eu transfigurado

este todo que sou
(por obra da mulher indiferente

conspurcado como qualquer estrela-cão
atirada nos pântanos)

transfigurado na maravilha da ressaca
pelo menor, mais vagabundo olhar ou gesto.



*


ALBA

Lua
nácar de Endimião
olha! Por que vem tão cedo
a aurora?

Fêmea de cera
Oh tu que na ressaca de nossas atrações
és pérola boiando,
evita, dispensa a aurora.

Que farás se a teia maligna do sonho
falhar em te apanhar inteira?
Jamais terás de novo outro suborno
de escuridão tão grande quanto este
por onde tombas, esta noite.




 Poemas extraidos do blogger : Hospício Moinhos dosVentos










Nenhum comentário:

Postar um comentário