LABORATÓRIO DE
CRIAÇÃO LITERÁRIA
A partir do dia 17
de abril | Inscrições: fcp@gmail.com
CASA DAS ARTES |
Belém (PA)
Tel. 91 4006-2900 |
das 8h às 18h
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Módulo 1 | A ideia
da Escrita | 17 a 24/04
Módulo 2 | Viver
Juntos | 22 a 26/05
Módulo 3 | O livro
porvir | 05 a 09/06
Horários das 16 às
19h
Org. Nilson
Oliveira.
«Laboratório de
Criação Literária»
● A experiência
Em que consiste uma
experiência de criação literária? LER, OUVIR, VIVER A INTENSIDADE DO TEXTO
LITERÁRIO. Espreitar a superfície lisa do imperceptível. Povoar o branco,
semear afetos. Perceber as cintilações da prosa e a ideia da poesia, e vice
versa. Exumar silêncios, noites. Ver, experimentar, criar situações possíveis
para a escrita que vem.
.
● A dinâmica
O Laboratório terá
três módulos, entre abril e Junho, com 5 encontros por
módulo, 03 horas para cada encontro. Entre os módulos 1 e 2 haverá um tempo
intermediário destinado a receber e analisar a produção dos participantes: 07
dias, 03 horas por dia.
O terceiro módulo
compreende a edição dos cadernos produzido pelos participantes.
A composição dos cadernos será realizada durante o módulo. A
impressão (o trabalho gráfico) fica sob reponsabilidade da
Casa da Linguagem, em convergência com as possibilidades.
.
● Os módulos
I. A IDEIA DA
ESCRITA: pensar a ideia da escrita (escrever)– seus mecanismos e
processos – a partir do livro ESCREVER, de Marguerite Duras.
| 17 a 21 de abril de 2017.
II. VIVER JUNTOS:
exercício de crítica e criação: ciclo de
leituras,
conversações, análise dos textos criados pelos
participantes
durante o processo da oficina. | 22 a 26 de maio.
III. O LIVRO PORVIR:
composição, elaboração, edição (passo a passo) do livro
gestado, a partir dos textos dos envolvidos, no processo da oficina.
| 05 a 09 de junho
.
● OFICINA DE CRIAÇÃO
LITERÁRIA
A escrita torna-nos selvagens. Regressamos a uma selvajaria de antes da vida. E reconhecemo-la sempre, é a das florestas, tão velha como o tempo. Não podemos escrever sem a força do corpo. É preciso sermos mais fortes que nós para abordar a escrita, é preciso ser-se mais forte do que aquilo que se escreve. É uma coisa estranha, sim. Não é apenas a escrita, o escrito, são os gritos dos animais da noite, os de todos, os vossos e os meus, os dos cães. (Marguerite Duras)
.
I. A IDEIA DA
ESCRITA
A escrita em Marguerite
Duras
.
# O módulo é baseado
no livro Escrever (1993) de Marguerite Duras (1914 – 1996).
Consiste em, através da leitura do livro, pensar sobre a ideia
da Escrita em Duras, com atenção ao seu processo de criação,
analisando situações, modos, forma. A partir de um
mergulho nesse universo do escritural, meditar sobre como é
possível escrever hoje.
# O módulo encerra
com a sugestão, a partir da experiência do curso, de um
exercício escritural (para todos os participantes). Os textos serão a
base do segundo módulo.
.
II. VIVER JUNTOS
Exercício de crítica
e criação
.
Um módulo centrado
na produção da própria oficina, a partir dos textos
desenvolvidos pelos participantes. Os textos serão lidos, examinados e
avaliados durante os encontros.
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III. O LIVRO PORVIR
A ideia do livro
.
# O módulo
acontecerá em dois momentos: teórico e pratico.
# Teórico:
explanação sobre a ideia do livro em Blanchot e
Mallarmé,
objetivando pensar o sentido do livro, o livro
literário, o livro
porvir.
# Prático: trata-se
de uma experiência de edição coletiva que atravessa todos os
processos de composição e edição, a partir dos textos dos
participantes, fazendo da montagem do livro uma experiência de
pensar juntos.
• • •
Nilson Oliveira
(Belém-PA). Escritor e editor da revista Polichinello. Autor dos livros: “A
Outra Morte de Haroldo Maranhão” (Premio IAP de Literatura de 2006); “Apenas
Blanchot” (Pazulin, 2009); “A Literatura e os Possíveis da Escrita Literária”
(Lumme, 2010); “Nietzsche/Deleuze: Natureza/Cultura” (Lumme, 2011)
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