PETIÇÃO: RETORNO DO CLAUDIO DANIEL AO CCSP
Para: Exmo. Sr. João Luiz Silva
Ferreira Secretário de Cultura do Município de São Paulo
Lamentamos profundamente o afastamento do poeta, crítico, editor e professor
Claudio Daniel da Curadoria de Literatura e Poesia do CCSP. A iminente
interrupção da série de ações positivas que marcaram sua gestão, reconhecidas
por inúmeros poetas e escritores da atualidade, motiva o envio dessa
manifestação de desapontamento com a recente resolução.
Nada
fácil é o trabalho de conciliação entre pluralidade e qualidade – desafio do
curador por excelência. Fiel a essa diretriz, adotada no início dos trabalhos,
a curadoria destacou-se pela competência e dinamismo. Dezenas de eventos
gratuitos e abertos ao público (51 entre 2011 e 2012 apenas) reuniram poetas
das mais diversas vertentes, não só brasileiros como de outros países,
permitindo amplamente encontros e trocas constantes, tão essenciais ao seu
propósito, e nosso também, de uma cultura democrática e acessível a todos. A
título de exemplo, citamos o festival 2011 poetas por km2, o espetáculo Poesia
dos 4 Cantos: Noite Indiana e o I Simpósio de Ação Poética, realizado em
parceria com a Casa das Rosas, reunindo 44 poetas, críticos literários, músicos
e editores em recitais, mesas de debates e apresentações artísticas.
Ampliada em 2013, a programação regular oferecida pelo CCSP durante essa gestão
foi igualmente notável, caracterizada pelos eventos periódicos como o ciclo de
palestras Poetas de cabeceira, os recitais da série Poesia dos 4 cantos e o
ciclo Dois dedos de prosa, ao lado do programa de entrevistas Poesia pra tocar
no rádio, com talentos tanto novos como consagrados.
Mesmo com as dificuldades tão comuns à cultura do Brasil como um todo, o trabalho
da curadoria prosseguiu em 2014 com o I Festival Poesia Nova, com a inclusão de
performances, leituras, debates e a mostra VIDEOPOÉTICAS, sob a curadoria de
Elson Fróes.
Na área editorial, a realização do projeto Poesia Viva contribuiu de modo
significativo enquanto oposição ao bloqueio mercadológico a que novos talentos
são fadados, permitindo o afloramento de novos estilos e tendências na cena
literária, tão sufocada ainda por esse mesmo bloqueio. Das consequências da
realização desse projeto, acreditamos que a mais importante seja o surgimento
uma produção literária arejada, tão importante no caminho de uma cultura
realmente democrática quanto a continuidade dos trabalhos parcialmente aqui
citados.
Sendo assim, contamos com seu discernimento para uma revisão dessa perda, tanto
para o Centro Cultural São Paulo como para o País.
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