10/23/2013

ser-em-comum | em torno de uma experiência inconfessável


 

COMUNIDADE | AMIZADE


“Blanchot- Nancy - Bataille - Derrida - uma comunidade {para além dos vínculos utilitários individualizantes} na qual o outro ocupar efetivamente o papel de outro”

“Amizade sem divisão e sem reciprocidade, amizade para o que passa sem deixar rastro, resposta da passividade à não-presença do desconhecido”.

 
“A amizade não é um dom nem uma promessa. Relação incomensurável de um para o outro; ela está relacionada com o de fora na sua ruptura e na sua inacessibilidade”.

  


 




 


 
 

 


 













UM PONTO EM-COMUM CINTILANDO FORA DO QUE NOS É DADO COMO POSSÍVEL:: UM PONTO ALI [TALVEZ] NO IM-POSSIVEL

 

entre  N | D

 

“TALVEZ essa comunidade (essa amizade) seja impossível. Exato. TALVEZ o impossível seja a única oportunidade de qualquer novidade, de qualquer filosofia da novidade. TALVEZ, TALVEZ na verdade o TALVEZ nomeie ainda esta oportunidade. TALVEZ a amizade, se ela existe, deva corresponder ao que aqui aparece com o impossível”

Derrida | Politiques de l'amitié

 

***

 

“Qualquer que seja o valor que concedamos ao verdadeiro, à veracidade, ao desinteresse, poderia acontecer que nos víssemos obrigados a atribuir à aparência, à vontade da ilusão, ao egoísmo e à cobiça, um valor superior e mais essencial à vida; poder-se-ia chegar a supor inclusive que as coisas boas têm um valor pela forma insidiosa em que estão emaranhadas e TALVEZ até cheguem a ser idênticas em essência às coisas más que parecem suas contrárias. TALVEZ! ... mas há quem se preocupe com esses perigosos 'TALVEZ'? Esse terá que esperar a chegada de uma nova espécie de filósofos, diferentes em gostos e inclinações (...): filósofos do perigoso 'TALVEZ', em todos os sentidos da palavra”

Nietzsche | Além do bem e do mal

 

 
 
 
 
 



















 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário