2/29/2020

Coronavírus III. Debate: Roberto Esposito



CURATI A OLTRANZA 


ROBERTO ESPOSITO

Publicado em: « Antinomie » 
 28. 02. 2020/02


Tradução: Davi Pessoa






Ao ler o texto de Nancy, encontro os traços que desde sempre o caracterizam - em particular uma generosidade intelectual que eu mesmo experimentei no passado, tirando ampla inspiração de seu pensamento, especialmente em meus trabalhos sobre a comunidade. O que interrompeu nosso diálogo, em determinado momento, foi a clara aversão de Nancy ao paradigma da biopolítica, à qual sempre opôs, como também neste seu texto, a relevância dos dispositivos tecnológicos - como se as duas coisas tivessem que ficar em contraposição necessariamente. Quando, em vez disso, o termo "viral" indica uma contaminação biopolítica entre linguagens diferentes - políticas, sociais, médicas, tecnológicas -, unificadas pela mesma síndrome imunitária, entendida como polaridade semanticamente contrária ao léxico da “communitas”. Embora o próprio Derrida tenha feito uso abundante da categoria de imunização, provavelmente na recusa de Nancy de confrontar-se com o paradigma da biopolítica possa ter influenciado a distonia que ele herdou de Derrida diante das posições de Foucault. De todo modo, estamos falando de três entre os maiores filósofos contemporâneos.





O fato é que hoje qualquer pessoa que tenha olhos para ver não pode negar a total implantação da biopolítica. Desde intervenções de biotecnologia em áreas antes consideradas exclusivamente naturais, como nascimento e morte, ao terrorismo biológico, ao gerenciamento da imigração e de epidemias mais ou menos graves, todos os conflitos políticos atuais têm no centro a relação entre política e vida biológica. Mas precisamente a referência a Foucault deve nos levar a não perder de vista o caráter historicamente diferenciado dos fenômenos biopolíticos. Uma coisa é argumentar, como fez Foucault, que durante dois séculos e meio política e biologia se entrelaçaram cada vez mais, com resultados problemáticos e, às vezes, trágicos. Outra é homologar entre elas acontecimentos e experiências incomparáveis. Pessoalmente, evitaria estabelecer qualquer relação entre os cárceres especiais e uma quarentena de algumas semanas em Bassa.

Certamente, do ponto de vista jurídico, o decreto de urgência, que há muito tempo é aplicado mesmo nos casos em que não seria necessário, como no caso em questão, leva a política a procedimentos de exceção que, a longo prazo, podem ameaçar o equilíbrio dos poderes em favor do executivo. Mas chegar a falar, neste caso, de risco para a democracia me parece pelo menos exagerado. Acredito que se deva tentar separar os pontos, distinguindo processos de longo prazo das notícias midiáticas recentes. Do primeiro ponto de vista, há pelo menos três séculos, política e medicina estão ligadas em uma implicação recíproca, que acabou transformando ambas. Por um lado, determinou-se um processo de medicalização de uma política que, aparentemente livre de ligações ideológicas, se mostra cada vez mais dedicada ao "cuidado" de seus cidadãos contra riscos que ela própria costuma enfatizar. Por outro lado, assistimos a uma politização da medicina, investida de tarefas de controle social que não lhe pertencem -, o que explica as avaliações muito heterogêneas dos virologistas sobre a importância e a natureza do coronavírus. De ambas as tendências, a política se torna deformada em relação ao seu perfil clássico. Também porque em seus objetivos se encontram não só indivíduos ou classes sociais, mas também segmentos de população diferenciados por saúde, idade, sexo ou até etnia.

Mas mais uma vez, com respeito a preocupações certamente legítimas, é necessário não perder o sentido das proporções. Parece-me que o que acontece hoje na Itália, com a caótica e um pouco grotesca sobreposição de prerrogativas estaduais e regionais, tenha mais o caráter de uma decomposição dos poderes públicos do que de uma dramática compressão totalitária.





Publicado orginalmente em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário