4/22/2013

CIDADANIA + LEI + CASTIGO │ Acácio Augusto








POLÍTICA E POLÍCIA: CUIDADOS, CONTROLES E PENALIZAÇÕES DE JOVENS 
Acácio Augusto │ Editora Lamparina (2013)


Acomodação. Conformismo. Moderação. Esse é o alerta de Acácio Augusto sobre a onda conservadora que nos envolve cada vez mais. Cercados por sedutoras e sutis armadilhas, caminhamos pelas ruas governadas pelo medo e pedimos mais leis e mais segurança, tornamo-nos policiais de nós mesmos. E acreditamos que isso é cidadania.

Com Foucault como principal interlocutor, Acácio questiona essa cidadania que se assemelha às condutas policiais; como isso se implantou em nós, em nossas relações; como nos acostumamos com a prisão a céu aberto e pedimos mais controle. Analisando o projeto Pró-Menino, da Fundação Telefônica, ele discorre sobre as práticas de controle a céu aberto de jovens considerados infratores pela perspectiva das insurgências, jovens “educados” pela prática do castigo e pelo exercício centralizado da autoridade, e mostra a passagem das ruas sem governo para o governo das ruas, exercido pelos próprios jovens que são alvos das políticas contemporâneas de assistência e penalização.




PARA MAIS INFORMAÇÕES: https://www.facebook.com/EditoraLamparina?ref=hl






ACÁCIO AUGUSTO





Graduou-se em Ciências Sociais na PUC-SP em 2006, quando concluiu a pesquisa de Iniciação Científica, com bolsa CNPq, Cruz negra Anarquista (CNA). Embates com o sistema penal: controle e experimentações de liberdades, premiada como melhor trabalho de iniciação científica no Departamento de Política da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP. Em 2009 apresentou a dissertação de mestrado Política e polícia. Medidas de contenção de liberdade: modulações de encarceramento contra os jovens na sociedade de controle, que situa a expansão da polícia como instituição repressiva e exercício da vida-cidadã. É doutorando em Ciências Sociais na mesma instituição. Foi professor substituto no Departamento de Política da PUC-SP e é professor de Ciência Política e Sociologia no curso de Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina. Escreve aulas-teatro e realiza anti-antiprogramas libertários (exibidos na TV-PUC/CNU e na TV Nu-Sol). Publicou em 2008, Anarquismos e educação em co-autoria com Edson Passetti, pela Editora Autêntica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário